Top
 

Rega por Aspersão

A uniformidade apresenta uma vantagem para este tipo de rega, que mede a forma como a água é fornecida às plantas, distribuindo-a de forma espacial devido ao alcance dos aspersores.

Os aspersores (“sprinklers”) são dispositivos rotativos formados por um tubo simples ou duplo, com um ou mais orifícios calibrados, cujo movimento rotativo é assegurado por um braço que se desloca devido à pressão da água. O jato de água tem um movimento rotativo que é conferido ao aspersor através do braço, voltando depois à posição inicial pela ação de uma mola.

Estes dispositivos podem ser utilizados diretamente, a pressões de 1.5 a 4 bars, ou constituírem um dos elementos de um equipamento de rega de grande capacidade. O seu alcance não excede normalmente os 25 m.

A designação de canhão atribui-se a uma lança de grande dimensão que roda lentamente em torno de um eixo vertical e que pode distribuir até cerca de 130 m3/h de água, a uma pressão de 3-6 bars e a uma distância de ± 50 m, o que corresponde a uma área superior a 1 hectare.

Máquina de Rega Móvel montada num Quadro Automotor

Equipamento (canhão automotriz) constituído por um quadro automotriz, onde está montado um motor hidráulico para acionamento das rodas e da bobine de enrolamento da mangueira, e por um sistema de direção, por êmbolo hidráulico, para guia da mangueira.

Máquina de Rega Móvel e Quadro com Sistema de Enrolamento Fixo

Neste tipo de equipamento, relativamente pequeno e ligeiro, o canhão encontra-se montado num suporte com rodas ou patins.

Máquina de Rega Montada num Quadro Móvel Rebocado

A tração pode ser efetuada, ou por cabo, ou pela própria mangueira.
Este sistema pode apresentar uma mangueira até 600 m de comprimento e ter dois canhões, distanciados de 20 m, montados numa barra transversal articulável.

Máquina de Rega Móvel de Avanço Contínuo

A quantidade de água distribuída depende fundamentalmente do débito do canhão, do alcance do jato e velocidade de avanço, e permite, relativamente aos canhões fixos, uma maior regularidade na repartição da água e uma diminuição da erosão resultante dos sucessivos impactos das gotas na mesma área.

Considerando a mobilidade do suporte do canhão e da bobine de enrolamento da mangueira (ou cabo) tem-se:

– Máquina de rega móvel e quadro com o sistema de enrolamento fixo;

– Máquina de rega montado num quadro móvel rebocado;

– Máquina de rega móvel montada num quadro automotor;

Máquina de Rega Fixa

O acionamento e paragem são comandados pela variação da pressão da água de alimentação, que provoca impulsos que são detetados por um dispositivo elétrico que permite estabelecer o programa das regas e a sua duração; ou, então, detetados por um dispositivo hidráulico de contagem, que aciona a abertura ou fecho das válvulas de alimentação do canhão.
308